Blog Archive

Seguidores

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Receitas Vivas


Como Germinar Grãos:



Colocamos uma porção (uma mão cheia por pessoa) de grãos num vidro e cobrimos com filó e elástico. Lavar 5 vezes.
Deixamos de molho por, aproximadamente, 8 horas.
Despejamos a água fora e lavamos 5 vezes.
Colocamos o vidro inclinado num escorredor, com a boca para baixo, num lugar sombreado e fresco durante mais 8 horas, ou até despontar o “nariz”.
Lavar bem as sementes ( 5 vezes). Consumir quando estiverem colocando o “nariz” para fora.

Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos. O clima influência o tempo de germinação, portanto, no inverno as sementes levam mais tempo. Também pode variar de acordo com o ambiente da casa, quanto mais fria e úmida, mais tempo levarão.

Sugestões de sementes: Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, aveia, trigo, linhaça, quinoa, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha do Pará, amêndoas, ervilha, feno-grego, etc.

Suco da Luz do Sol

Coloque 2 maçãs picadas (porção por pessoa) sem sementes no liquidificador. Bata com a ajuda de um pepino ou de uma cenoura como socador , com a tampa aberta. Acrescente um punhado de grãos germinados e folhas verdes comestíveis como couve, chicória, alface, folha de abóbora, acelga, hortelã, capim limão, etc. É interessante variar as hortaliças sempre que possível e privilegiar as de produção orgânica. Coe num coador de voal e beba logo em seguida. E se delicie com a força da energia vital!
--

Sanduíche de Couve com Pasta de Girassol (2 porções)


Ingredientes: 1 copo de girassol germinado sem casca (somente de 8 a 12 hs na água), 1 dente de alho, 1/2 cenoura, ½ beterraba, 2 folhas de couve, limão, sal a gosto.
Preparo: Processe até obter uma pasta o girassol, o alho, o limão e o sal. Abra a folha de couve e retire um pedaço do talo para que seja possível enrolar. Coloque a pasta, a cenoura e a beterraba ralada e enrole. Coma os rolinhos como sanduíche ou corte em rodelas para apresentar como sushi.
-
Pudim de Banana (6 Porções)



Ingredientes: 4 bananas d’água, 1 limão galego, 6 colheres de linhaça germinada, canela ou cravo
Preparo: Bater as bananas no liquidificador com o sumo do limão, canela ou cravo e a linhaça. Deixar descansando para adquirir a consistência de um pudim.
--

Brownie Vivo




Ingredientes: 200g de tâmaras sem semente,3 col de sopa de cacau em pó e 150g de nozes germinadas
Preparo: deixar as tâmaras de molho durante 1 a 2 horas. E as nozes por 12horas. Processe as nozes, formando uma farofa e misture com as tâmaras e o cacau em pó.
Obs: o cacau em pós não é considerado um alimento vivo, pois foi torrado. Podemos usar a alfarroba em pó para mantermos as propriedades vivas da receita.
--

Guacamole de Abacate com Gergelim Preto Germinado (4 porções)



Ingredientes: 1 abacate, limão, sal, alho, cebola, azeite, gergelim preto germinada, 1 tomate ou ½ pimentão vermelho cortado em cubos, salsa e cebolinha. Pode-se acrescentar pimenta também.
Preparo: amassar o abacate com um garfo e acrescentar os demais ingredientes.

Mandala de Frutas (1 porção)

Ingredientes: 1 abacate, 1 limão, 1 caqui, passas (ou outras frutas secas), frutas de cores variadas (tangerina manga, kiwi, caqui, banana, etc).
Preparo: Faça um creme de abacate com algumas gotas de limão (no processador ou amassando com o garfo). Espalhe sobre um prato. Corte diversas frutas, de cores variadas, em pedaços pequenos – tangerina, kiwi, caqui, manga, etc – e faça um creme de caqui, batendo-o no liquidificador. Monte um desenho em forma de mandala com as frutas e o creme de caqui, sobre o creme de abacate. Decores com frutas secas e/ou oleaginosos. Use a sua criatividade e delicie-se depois com a sua arte.
Variação de cremes: banana, gotas de limão e canela, abacate com ameixa seca preta, caqui com mamão, fruta de conde com mamão, manga.





1 comentários:

Unknown disse...

Fernanda, Parabens adorei seu blog, já li quase tudo e amei, adorei as receitas, dá vontade de comer, realmente a alimentação é uma benção e devemos agradecer e aprender a nos alimentar melhor em todos os sentidos!!!Muitos beijos e gratidão. Alessandra Graça